As tradições de Juazeiro do Norte

post_image

Juazeiro do Norte é um dos maiores municípios do nordeste brasileiro e muito conhecido por atrair os romeiros, a fim de conhecer a história do “Padim Ciço”. Abaixo, conheça algumas das tradições mais representativas dos moradores da cidade.

1) Dar três voltas na bengala da estátua de Padre Cícero

 

É comum, ao visitar a Estátua do Padre Cícero que fica localizada na colina do Horto em Juazeiro do Norte, dar três voltas ao redor da bengala como forma de agradecimento por ter chegado até ali, e também como uma maneira de cumprir um ritual.

 

2) Dar uma volta no Passeio das Almas

 

Algumas vezes durante o ano a parte superior da Igreja do Franciscano, localizada no bairro Franciscanos, é aberta para visitação pública, geralmente na época das Romarias. Como fica fechada durante o resto do ano, os populares passaram a chamar de Passeio das Almas, um costume bastante comum em Juazeiro.

 

3) Já tomou o bálsamo da vida

 

A Receita é do Padre Cícero, mas hoje é vendido exclusivamente na Farmácia dos Pobres na Av. Padre Cícero, em Juazeiro. E o Bálsamo serve pra tudo: dor de barriga, dor de cabeça, machucado, ferida... Enfim, é mesmo um santo remédio.

 

4) Assistir à missa de chapéu

 

No encerramento de toda Romaria é tradição em Juazeiro do Norte os Romeiros e quem estiver presente, assistir a última missa do evento com o chapéu na cabeça, e no final abaná-lo como sinal de agradecimento. um dos costumes levado pela crença e pela fé.

 

5) Chamar refrigerante de caju de Cajuína

 

O nome verdadeiro é Refrigerante de Caju, mas em Juazeiro ninguém chama assim. É Cajuína, que por sinal, bem gelada, é o melhor refrigerante da região.

Quando for visitar a cidade, preparado para realizar alguns desses costumes? 

 

E antes de ir, visite a página do Aram Premium Hotel. Sua melhor escolha para hospedagem em Juazeiro do Norte. Uma estrutura completa para negócios e lazer lhe espera. 

 

#vemproaram

Imagem principal: Nadim Maluf/MTur