10 dicas de o que fazer em João Pessoa

post_image

Além de ser considerado um dos destinos baratos para viajar no Brasil, João Pessoa, carinhosamente chamada de Jampa, é perfeita para quem ama sol, mar e natureza. Se você planeja visitar a região, mas ainda não sabe o que fazer em João Pessoa, te ajudamos com isso. Listamos algumas proveitosas atrações para quando for conhecer a cidade paraibana. Confira!

 

1) Ver o pôr do sol na Praia do Jacaré

Esse é considerado o passeio mais famoso de João Pessoa. E com razão. Todos os dias, ao som de “Bolero de Ravel” tocada pelo músico Jurandy do Sax, é possível apreciar o grande espetáculo que é o pôr do sol na Praia do Jacaré. Localizada no município de Cabedelo, a praia recebe inúmeros turistas e moradores que apreciam a apresentação da mureta ou à bordo dos catamarãs os quais fazem passeio pelo orla. O passeio dura 90 minutos e pode ser contratado no local. Uma dica: chegue com antecedência para garantir um bom lugar, pois costuma ficar bem cheio. 

 

2) Fazer um passeio de buggy pelas praias da região

 

Uma maneira diferente e aventureira de conhecer o litoral da Paraíba é através do passeio de buggy, que te leva para explorar as praias de Norte a Sul. No Norte, estão Cabedelo e Lucena, sendo possível também chegar até a reserva indígena de Barra de Camaratuba. Já no Sul, o tour segue pelas praias de Barra do Gramame, Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Você poderá dar um mergulho ou caminhar por cada uma delas. É importante ressaltar que o trajeto é feito pelas estradas, porque os veículos são proibidos de trafegar pela areia. 

 

3) Nadar nas piscinas naturais de Picãozinho e Seixas

Imagem: Cacio Murilo/MTur

Jampa oferece duas opções para quem quer curtir piscinas naturais. Picãozinho e Seixas aparecem na maré baixa e ostentam água verde cristalina com corais repletos de peixes e outros animais marinhos. Para chegar até elas, é necessário pegar um barco/catamarã que sai da praia de Tambaú. Esta é uma ótima opção de passeio para uma viagem em família. 

4) Visitar o Farol do Cabo Branco

 

Está entre as melhores sugestões de o que fazer em João Pessoa. O Farol do Cabo Branco é tido como o local onde o sol nasce primeiro nas Américas. O monumento foi inaugurado em 1972, fica a 40 metros acima do nível mar e tem o formato de uma planta de sisal. É ideal para curtir a beleza litoral da região e tirar muitas fotos. 

5) Conhecer o Centro Cultural São Francisco

Imagem: Cacio Murilo/MTur

Em uma viagem para João Pessoa, vale também visitar um dos mais importantes complexos barrocos do país. Formado pelo Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, o Centro Cultural São Francisco abriga peças da arte barroca com uso de muito ouro, mármore e azulejos pintados. Faça uma visita e conheça esse ponto turístico, cujo acervo atrai turistas do Brasil e do mundo. 

6) Visitar o Centro Histórico de João Pessoa

 

João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil, pois foi fundada em 1585. Com isso, guarda muitas memórias de nossa cultura e o Centro Histórico é onde você pode encontrá-las. Lá estão as charmosas casinhas coloridas, o Teatro Santa Roza, o Hotel Globo, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Igreja da Misericórdia e o Parque Solon de Lucena. É um passeio indispensável!

7) Comprar lembrancinhas no Mercado de Artesanato Paraibano

Imagem: Cacio Murilo/MTur

A duas quadras da beira-mar de Manaíra está o Mercado de Artesanato Paraibano. Nele, você encontrará muitas opções de artesanato local, além de comidas típicas e apresentações de Maracatu aos finais de semana. Sem dúvida, é um local que não pode passar batido para aqueles que gostam de fazer compras. 

 

8) Tomar sol na Praia do Bessa

Imagem: Cacio Murilo/MTur

Mais ao Norte de Jampa, encontra-se a Praia do Bessa. Diferente de Tambaú e Cabo Branco, é uma praia mais tranquila, perfeita para quem procura sossego. O mar nessa área é verde, a areia tem muitos coqueiros e em alguns pontos há desova de tartarugas. Para ir com as crianças, vale muito a pena!

 

9) Fazer um passeio de barco para a ilha de Areia Vermelha

 

No litoral norte de Jampa, localiza-se a ilha de Areia Vermelha. Trata-se de uma área de areia avermelhada e rodeada por corais, que se forma na maré baixa e fica a 1 km da praia de Camboinha, em Cabedelo. O acesso é realizado por meio de barcos, lanchas e jet-skis. De lá você verá praticamente toda a costa da capital paraibana e terá uma linda vista do Oceano Atlântico. Incrível, não?      

 

10) Conhecer as praias de Tambaú e Cabo Branco

Imagem: Cacio Murilo/MTur

Por serem as praias de João Pessoa mais frequentadas, oferecem uma estrutura completa, com variedade de quiosques e aluguel de barracas e cadeiras. Ambas nos presenteiam com um visual bonito, muitos coqueiros e temperatura agradável. Tambaú se destaca pela vida noturna, tendo como referência a Avenida Olinda, onde se concentram bares com música ao vivo, casas noturnas e restaurantes.

Muitos hotéis ficam na região, dentre eles o Aram Beach & Convention. A apenas 300 metros da Praia de Tambaú e com uma estrutura padrão 3 estrelas, o hotel é o lugar ideal para você que vai a João Pessoa a lazer ou a trabalho.

 

#vemproaram

Imagem principal: Cacio Murilo/MTur